INFERTILIDADE MASCULINA
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a mulher não é a principal responsável pelos problemas de fertilidade. Na verdade, homens e mulheres têm a mesma probabilidade de serem inférteis. O homem é o responsável em cerca de 30% das vezes e, a mulher, em outros 30%. Nos demais 30%, os dois parceiros possuem problemas que impedem a gravidez. Nos últimos 10% dos casos, não é possível definir o motivo da infertilidade do casal.
Alguns problemas relativos especificamente ao aparelho reprodutor do homem:
Varicocele: Uma dilatação das veias do testículo, formando ‘varizes’ ao seu redor. O sangue ali represado leva ao aumento da temperatura testicular diminuindo a oxigenação e aumentando a liberação de radicais livres. Como consequência, pode ocorrer diminuição da produção, da movimentação e do funcionamento dos espermatozoides. Está presente em cerca de 40% dos homens com alterações seminais.
Criptorquidia: patologia na qual o testículo não desce corretamente da cavidade abdominal (onde se desenvolve na vida intrauterina) para o escroto. Deve ser corrigida na infância, por meio de cirurgia para evitar diminuição acentuada na qualidade do sêmen. Cerca de 6% dos homens inférteis tiveram problemas nos testículos quando crianças.
Obstruções nos canais que transportam os espermatozoides também podem deixar o homem estéril. Elas advêm de infecções, especialmente urinárias, e doenças sexualmente transmissíveis, genéticas ou congênitas.
Outras causas relacionam-se a problemas hormonais, cirurgias na bexiga, próstata ou outros órgãos do aparelho urinário, radioterapia e quimioterapia para o tratamento de diversos tipos de câncer.
Fonte: iup.com.br