O natural é que todo bebê do sexo masculino nasça com os testículos dentro da bolsa testicular, entretanto, isso pode não ocorrer, podendo os testículos estarem palpáveis em outra localização ou impalpáveis, caracterizando a criptorquidia.
O problema deve ser corrigido cirurgicamente quando os testículos permanecem fora da bolsa escrotal. Na avaliação do caso, o cirurgião pediátrico sugere aos pais qual considera ser o momento mais adequado para realizar o procedimento.
Apesar da criptorquidia em si não provocar nenhum sintoma relevante, a sua correção cirúrgica precoce é importante devido aos riscos de complicações.
As possíveis complicações e sequelas de testículos criptorquídicos incluem:
🔹 Hérnia inguinal;
🔹 Torção testicular;
🔹 Compressão do testículo por traumas na região onde ele está preso;
🔹 Problemas de fertilidade na vida adulta;
🔹 Aumento do risco de câncer do testículo.
A orquidopexia é um procedimento simples, que consiste na retirada do testículo da região inguinal e implantação do mesmo dentro da bolsa escrotal. O procedimento requer um pequeno corte, que pode ser feito na região da virilha ou na bolsa escrotal, e apresenta taxa de sucesso próxima de 100%.
CUIDE DE SUA SAÚDE!
MARQUE UMA CONSULTA E PREVINA-SE!
⠀
BRUNO TOLEDO UROLOGISTA 👨🏻⚕
Agendamentos, use o link abaixo:
bit.ly/BrunoToledo
⠀
Ou ligue para: 21- 2743 0108 / 97000-5155
.
.
#brunotoledourologista #urologia #medicina #teresopolis #tonaserrarj #testículos #pediatria #saudedobebe #procedimentosimples